quarta-feira, 23 de maio de 2012

Não Pára

Depois que começa é dificil querer parar
Geriatras atacam uso de antioxidante e hormonio contra envelhecimento
Estava eu hoje lendo jornal quando me deparo com essa matéria. Pensei: já estava mais do que na hora! Não se engane, eu também quero envelhecer com saúde, mas não farei de tudo para isso, me atarei a práticas já bastante fundamentadas, como exercícios físicos, alimentação equilibrada, sexo, risada e animalzinho de estimação. Essa história de ficar se enchendo de substâncias com o argumento "mal não faz" é perigosa demais pro meu gosto. Vide esse ótimo artigo, que você pode ler aqui, falando sobre os riscos de uma hipervitaminose de vitamina E. Tá certo que de vez em quando essas manchetes jornalísticas dão uma certa apelada, mas eu tenho senso crítico, li uma reportagem sobre a última resolução para a ortomolecular, você pode ver um ótimo comentário do RNAm aqui, e percebi que eles deram um exageradinha quando falaram que o risco de câncer existia, pois ele é muito baixo, mas só de existir já não compensa. Cuidado com o argumento da autoridade, não é só porque um grupo de médicos disse, que isso é verdade, valendo pros dois lados, mas quando uma prática que não traz benefícios comprovados pode prejudicar comprovadamente ela deve ser tratada com todo o cuidado possível. E é isso que sabiamente o conselho de medicina está discutindo.

Nenhum comentário: