quarta-feira, 9 de maio de 2012

Guerras Biológicas

Avian influenza virus, computer artwork

     A revista Nature publicou o primeiro de dois artigos controversos, sobre formas geneticamente modificadas em laboratório do vírus da gripe aviária. A publicação das pesquisas gerou temor em especialistas americanos de biossegurança, que levantaram a possibilidade das informações serem utilizadas para a confecção de armas biológicas.

     A gripe aviária possui um alto grau de letalidade em humanos, contudo ainda não foram descobertas na natureza formas do vírus que possam ser transmitidas de forma eficiente entre mamíferos, ou seja, entre humanos, o que aumentaria significadamente os danos causados pelo vírus. Em geral, a doença afeta pessoas que entraram em contato com aves infectadas pelo vírus conhecido como H5N1.
     A possibilidade da criação de possíveis armas biológicas deve-se a pequenos estudos, que comprovaram que pequenas mutações genéticas poderiam mudar o perfil de transmissão do vírus. Eles demonstraram que furões, que é um pequeno mamífero dotado de sistema respiratório parecido com o humano, não só contraíam a doença como também eram capazes de transmiti-la a animais da mesma espécie.
     Há uma grande omissão dos fatos por ser um assunto de muita polêmica. Além da modificação genética do vírus trazer guerras biológicas, tudo me leva a pensar que nada impede o fato dessa nova tecnologia ser utilizada pela indústria farmacêutica, como estratégia para o usufruto de maiores lucros por decorrência da desgraça humana.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: