quinta-feira, 21 de julho de 2011

Lipoproteína de Alta Densidade

Aumentar o colesterol bom (HDL) é bom?
O colesterol é uma molécula indispensável para nosso organismo, ela está presente em todas as nossas membranas celulares e nosso corpo não produz a quantidade suficiente, portanto temos que ingerir colesterol ou moléculas que entrarão no processo da sua síntese pelo nosso corpo. A maior parte dos nossos tecidos só consegue assimilar o colesterol se ele vier associado a um carregador chamado LDL (lipoproteína de baixa densidade), que é essencial mas não é perfeita (como quase tudo no nosso corpo), veja mais informações aqui mesmo no blog e desmistifique-se. E não é que meu ex aluno Gustavo Lepore, que já deixou vários bons comentários aqui no blog, resolveu fazer um post sobre o link supracitado lá no título. Resolvi então abrir esse espaço e colocar o texto dele, quem sabe isso o empolga para abrir seu próprio blog, por enquanto o Aopedavida está de portas abertas e orgulhoso. Ai vai:


"O número de casos de doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio, AVC e alguns quadros de aterosclerose, é hoje, no Brasil, exacerbadamente grande. Quando um paciente chega a um hospital com dor no peito, os médicos já suspeitam de doença cardíaca e depois de tratarem o paciente, explicam que a causa do problema é o colesterol alto. Muitas pessoas não se importam e aceitam numa boa o que o médico lhes disse, indo posteriormente a um(a) nutricionista e organizando um papelzinho (guia) que vai pra geladeira com duas coluninhas, nas quais está escrito "o que pode comer/ o que não pode comer".
O problema está no fato de que alguns médicos aceitam os resultados de alguns experimentos divulgados nas revistas médicas e não lêem o rodapé da página, onde está escrito "não comprovado pela OMS e pela instituição de saúde local".
O colesterol é uma substância gordurosa que é essencial para nosso organismo pois, a partir dele, são formados alguns hormônios conhecidos como esteróides (testosterona e progesterona são os mais conhecidos) e também outras substâncias importantes. Mas, tudo que é bom tem o lado ruim (não esqueçam disso!), e o colesterol é dividido em colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL), e aquele colesterol chato, que causa as doenças na gente é o LDL, e esse é o que deve ser cortado de nossa alimentação, contudo, não é assim que o fazem.
Estudos comprovaram que o LDL é o principal responsável por grande parte das doenças cardíacas, e o tratamento destas doenças tem como base de dois remédios muito famosos: a "estatina", que diminui o nível de LDL no sangue, e a "niacina" que eleva o HDL. Ou seja, diminui o ruim e aumenta o bom, em outras palavras, tira o vilão e coloca o herói! Haha.
Embora muitos médicos e nutricionistas usem esse raciocínio para tratamento, foi comprovado pelo Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH, National Institutes of Health), que elevar muito o HDL pode ser prejudicial à saúde!
Doido não é? Mas é verdade. Os resultados mostram que diminuir o LDL é bom, e praticar esportes também (essas são duas medidas essenciais para aqueles que já tiveram ou têm tendência às doenças cardiovasculares), mas aumentar o HDL apresentou um aumento (mínimo, mas é um aumento) do risco de desenvolver ataques do coração, em pacientes que receberam somente altas doses de niacina. E além de tudo, a niacina dava uma baita dor de cabeça e náuseas nos pacientes.

Por fim, para evitar doenças cardiovasculares relacionadas ao colesterol alto e após ter uma dessas, os cuidados consistem em exercícios aeróbios e diminuir o colesterol ruim, e não  necessariamente em aumentar o colesterol bom! Deixe isso para o seu fígado!" Gustavo Lepore (anakin_lepore@hotmail.com)

2 comentários:

Anônimo disse...

querido Vi, gostei muito e é uma otima explicação, para os leigos, que tem colesterol alto(EU)continue passando isso pra gente, anotei esses nomes de componentes, e vou verificar se os remedios que tomo tem eles, e fale pro (gustavo) continuar verificando isso é muito importante pra quem tem colesterol alto, pq tomando essas drogas isso vc pode ter certeza que o LDL abaixa, só tomando remedio, mesmo passando a pão e agua ele não abaixa, dizem que vem de família, a Bianca tem e quer pessoa mais controlada que ela?gostei continuem com esse assunto, é muito importante, os outros assuntos tbem estão ótimos, esse chamou minha atenção bastante......bjos tia vera

Vinícius Camargo Penteado disse...

Oi tia, brigado. Que bom que você gostou, fiquei contente. Se informe sempre o máximo que voce puder sobre seus tratamentos. Mas a pessoa ideal pra discutir os tratamentos é sempre um médico, ele tem a obrigação de ter sempre as informações mais atuais sobre tratamentos. Um beijo. Obrigado pela visita e pelo comentário